17.7.12

Envelhecimento

Nenhum fenómeno em toda a vida do ser humano padece tanto das mais variadas justificações para um simples e natural facto: envelhecer é normal.
As pessoas não se deveriam preocupar em envelhecer. Apenas se deveriam preocupar com sintomas de envelhecimento precoce, os quais apenas cerca de 1% da população apresentam.

Mas o que mais me fascina são as variadas justificações que as pessoas apresentam quando se sentem envelhecer. 
Falam do envelhecimento como um processo óptimo, onde entramos em contacto mais profundo com o nosso "eu" interior. Tornamo-nos seres mais selectivos, mais calmos, mais sábios e mais astutos.
Este processo culmina no casamento e, quem sabe, um ou dois bebés.

Mas está tudo doido? 
Envelhecer nunca pode ser bom!!! Parem de tentar amenizar e admitam que, mais rapidamente do que qualquer um de nós esperava, caminhamos para um penoso processo de fossilização do ser!!!

A juventude, e tudo que ela tráz: beleza, despreocupação, leveza do ser, etc... JAMAIS poderão ser substituídos por calma, harmonia, sensatez ou seja o que for.
Que velho, no seu perfeito juízo, não trocaria todas estas qualidades pela possibilidade de ter 15 anos de novo?
Porque não se admite de uma vez por todas que, por mais que envelhecer traga, de facto, algumas coisas boas,  não compensa?

A minha favorita é quando dizem: "gostava de ser mais novo, mas ter 15 anos de novo não... Uns 30 era perfeito". 
De novo... Mas está tudo maluco? 
Ninguém tem consciência do valor dos anos de vida?!?!

O envelhecimento é um processo irreversível e penoso. 
Mas é também essencial para manter algum controlo de qualidade e para que as pessoas dêem valor à vida e tentem fazer alguma coisa palpável dela.

P.S. Não consigo entender, de igual modo, porque são sempre os velhos que andam mais devagar. Não deveriam as pessoas com menos tempo ser as mais apressadas?

Sem comentários:

Enviar um comentário